Você sabe quais são os custos de Importação?

Imagine que você decidiu investir em importação como uma forma de expandir o seu negócio, diversificar o seu portfólio de produtos e acessar novos mercados que até então você não explorava.

No entanto, com uma decisão importante como essa, é sabido que também é necessário o auxílio e orientação corretos. Ao buscar uma empresa para importar com segurança, você vai receber informações sobre toda a documentação e detalhes essenciais para que os procedimentos ocorram sem maiores contratempos. Mas há um outro fator determinante que você não pode esquecer de ter em mente ao importar: os custos de importação

E é para que esses custos não se tornem um obstáculo para a sua empresa que nós trouxemos esse conteúdo especial. Vamos analisar os principais custos envolvidos na importação de produtos e como você pode economizar em cada etapa do processo.

Conheça os principais custos para importar! 

Entender os custos nas operações de importação é uma forma de poder realizar negociação e evitar imprevistos que impactem diretamente no seu negócio. Então vamos saber quais são os principais investimentos envolvidos: 

  • Custos da matéria-prima, insumo ou produto: sim, esse é um custo básico. O valor que você está pagando pelo insumo, matéria-prima ou o produto em si. 
  • Tarifas e impostos alfandegários: essas são as principais despesas envolvidas no processo de importação. É importante estar atento às leis e regulamentações fiscais dos países envolvidos, pois isso vai determinar as taxas que devem ser pagas. 
  • Transporte e frete: Dependem da origem e do destino, de podem ser realizados de forma aérea, marítima ou terrestre. Cada uma dessas formas de transporte tem suas próprias taxas e regulamentações. Avalie qual é a mais econômica e eficiente para a sua empresa.
  • Seguro de carga: nem sempre é obrigatório, mas é altamente recomendável para proteger a sua carga contra roubo, danos ou perdas durante o processo de importação. O valor pode variar de acordo com o tipo de carga, origem e destino, bem como o tipo de cobertura desejada.
  • Armazenamento e manuseio: Verifique se você não vai precisar pagar pelo armazenamento e manuseio da carga antes de retirá-la do porto ou aeroporto de destino. O valor é calculado a partir do peso ou volume da carga, assim como o tempo que ela ficará armazenada.

Fique atento a essas dicas extras: 

  • É importante pesquisar as informações com antecedência e incluir os custos de importação em seu planejamento financeiro.
  • Informe-se sobre as categorias de produtos que contam com isenção de impostos ou com taxas reduzidas.
  • Fazer importações de cargas com valores maiores exige cadastro no RADAR Siscomex. 

Posso buscar algum benefício fiscal ao importar?

Como já falamos por aqui, sim, alguns tipos de importação contam com benefícios, tais como:

  • alíquota reduzida;
  • base de cálculo reduzida;
  • crédito presumido;
  • suspensão de cobrança;
  • isenção de imposto.

Para tomar as melhores decisões sobre isenção de impostos, pesquise as regras de cada Estado, assim você garante que aproveitará os benefícios locais, otimizando custos e ampliando as margens de lucro do negócio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os custos para importar, não esqueça de buscar uma empresa com qualidade, segurança e transparência no processo! A Link Comercial pode te ajudar! 

Contamos com uma equipe técnica altamente qualificada para gerenciar a sua importação com eficiência, sempre buscando as melhores negociações e custos. 

Nosso time atua de forma a cumprir com todas as normas da ANVISA, MAPA, DFPC, INMETRO, DECEX, ANP, entre outras.

Quer fazer agora o seu orçamento para importar com o melhor custo/benefício?CLIQUE AQUI e entre em contato com a nossa equipe.

Para se manter atualizado sobre as principais novidades sobre comércio exterior, acesse o blog da Link Comercial e siga as nossas redes sociais