4 principais benefícios de importar no Mercosul

Benefícios de importar no Mercosul

O processo de importação pode ser desafiador, pois alguns procedimentos são indispensáveis para ajudar a garantir o sucesso do negócio. 

Nós já explicamos um pouco sobre algumas etapas essenciais, como o registro, documentação, seleção de fornecedores, logística e transporte, mas hoje vamos nos focar um pouco mais na questão da legislação dos países envolvidos no processo de importação. 

Será que importar no Mercosul tem alguma vantagem em relação a outros países envolvidos na importação? Vamos saber mais aqui neste artigo. Fique ligado!

Em primeiro lugar, o que é o Mercosul?

Criado em 1991, o Mercosul é uma organização internacional constituída pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que tem como objetivo a adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre os países. O foco é promover o livre comércio entre seus membros e aumentar a competitividade da região. 

⭐Quer saber mais? Acesse o site Gov.br aqui nesse link e leia mais sobre o Mercosul.

Vale a pena importar pelo Mercosul? 

A resposta é: sim! Para as empresas brasileiras, importar de parceiros do Mercosul pode oferecer diversos benefícios, desde tarifas até a proximidade geográfica. Siga lendo nosso artigo que vamos detalhar cada uma dessas vantagens.

Conheça 4 dos principais benefícios de importar pelo Mercosul: 

1. Melhores tarifas: importar no Mercosul possibilita buscar tarifas preferenciais entre os membros do grupo, ou seja, os produtos importados desses países têm tarifas mais baixas ou até mesmo isenção de impostos em relação aos produtos que vêm de fora do bloco. Isso impulsiona a competitividade nas empresas brasileiras.

2. Proximidade geográfica: aqui vale ressaltar que a proximidade pode reduzir custos de frete e o tempo de entrega dos produtos ou insumos importados. Também vale falar sobre a facilidade de comunicação e  relacionamento com os fornecedores dessas localidades.

3. Contato com fornecedores diversificados: já reforçamos que a importação é uma forma de diversificar fornecedores para o mercado brasileiro. No caso do Mercosul, isso ajuda a reduzir a dependência de fornecedores de outros países, além de diversificar o portfólio de produtos e matéria-prima para as empresas nacionais. Ah, e garantir que não falte o abastecimento de insumos também é uma vantagem valiosa para quem importa no Mercosul.

4. Proximidade com a cultura local: fazer negócios no Mercosul também é uma forma de valorizar e conhecer mais sobre a cultura dos países envolvidos no grupo. Isso facilita a negociação e garante uma proximidade ainda maior entre os países do bloco. Além disso, também facilita a adaptação aos requisitos regulatórios dos países do Mercosul.

Interessante, não é mesmo?

A Link Comercial oferece serviços de importação de países do Mercosul, permitindo que as empresas brasileiras aproveitem todas as vantagens e  acessem esses novos mercados com mais facilidade e segurança em todo o processo. 
📲 Clique aqui e entre em contato conosco para saber sobre como podemos ajudar a sua empresa a importar no Mercosul.

E não esqueça de acompanhar o blog da Link Comercial e as nossas redes sociais para as últimas novidades sobre comércio exterior.